sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bolívia - Salar de Uyuni

Muita gente critica essa parte do  mundo chamada América do Sul. Se todos tivessem a oportunidade de visitar ou fazer um mochilão por pelo menos alguns paises desses, a visão seria diferente e, com certeza voltariam. Abaixo uma foto do Deserto de Sal da Bolívia, um lugar onde realmente voltarei um dia para conhecer o restante do país, sua cultura e o seu povo um dos mais simpáticos que já vi até hoje.
A pobreza Boliviana é algo interessante, pois não é uma pobreza como por exemplo a pobreza Brasileira com tanta desigualdade e, um capitalismo absurdo que percebemos em bairros próximos de São Paulo. A pobreza Boliviana é uma pobreza ``cultural´´, onde a população, quase sempre rural, têm pelo menos sua terra onde ali produz sua alimentação e vende o excedente para sua sobrevivencia. O capitalismo selvagem, como dizia a música dos Titãs, ainda não aflorou nesse lado da América, o que realmente em algumas situações nos deixa triste, pois um pouco de desenvolvimento sempre é bom.

A primeira foto mostra o Salar de Uyuni, deserto de sal formado pela falta de água onde o lago virou apenas sal. Olhando assim parece uma coisa simples, mas quando você está pisando nessa parte da terra é uma sensação que não tem como explicar.
A foto ao lado mostra o Monte Chacaltaya, também na Bolivia, um monte de aproximadamente 5 mil metros de altura onde pela primeira vez eu vi neve e um frio que nunca tinha sentido.

``Bolívia és mi Tierra´´

Amigos Argentinos que fizemos na Bolívia.....

Thiago

Um comentário: