terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuba - Mudanças

Boa tarde.

Deus me deu o prazer de conhecer a Ilha de Cuba no começo desse ano e, por diversos motivos um dia ainda retornarei a Cuba. Vendo os jornais dessa semana e lendo todos os fatos, vejo um olhar diferente sobre a ilha.
Fidel Castro ainda é reverenciado nas ruas, pude comprovar isso lá, Havana precisa sim de algumas reformas tanto física como política e parece que essa semana as reformas estão acontecendo gradualmente.
Tem coisas que só você vendo de perto para saber se é verdade ou não e muitas delas eu vi estando em Cuba.
- Educação. Ttodos tem escola e escola de graça e de qualidade.
- Segurança. Contamos pelo menos um policial a cada esquina de Havana e, podíamos andar tranquilamente as 3 ou 4 horas da manhã sem se preocupar em ser assaltado ou morto.
- Hospital. Cuba é o país com maior expectativa de vida da América Latina. Plano de Saúde (esse roubo que vou escrever daqui uns dias) não existe por lá. Tudo é de graça.
- Moradia. Cresce o número de corretores, mesmo que escondido, pela ilha. Raul Castro apontou para a questão de abrir o comércio imobiliário e a especulação já começou e muito forte.

Realmente se você for a Cuba esperando ver as últimas tendências da moda ou o último modelo de celular e computador estará no lugar errado, porem coisas simples da nossa constituição, moradia, educação, segurança e moradia os cubanos têm.
A reforma política do Partido Comunista Cubano (PCC) vêm sendo aprovada no decorrer dessa semana. Realmente muita coisa não vai mudar, mas a abertura de algumas já vem sendo vista pelo povo Cubano.
Abaixo uma foto tirada na casa de um Cubano no qual ficamos hospedados em Havana.

Povo simples, alegre e inteligente demais. Qualquer taxista em Cuba fala pelo menos dois idiomas e sabe discutir qualquer assunto com você de igual para igual.
a foto debaixo é um típico Cubano cantando olhando o Malecon em Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário